quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

QUINTAL

Quase não se vê mais uma casa com quintal, tudo agora se tornou cimento ou construção que ocupa todo o espaço.
Nossas casas perderam o contato com a terra, apenas existem pequenas porções nos vasos de flores ou em forma de poeira que vem pelo ar se amontoar nos móveis.
O contato com a terra no quintal trazia-nos energia e também muita imaginação, era como se fosse ali um reino encantado entre árvores frutiferas, o mato molhado, o canto e a algazarra dos pássaros.
Nossa meninice crescia aquecida pelo contato direto com a natureza que estava na porta da cozinha, também o ar era muito diferente, tinha um frescor suavizante que nos enchia de animação,principalmente quando se abria a janela do quarto.
O quintal sempre foi um ambiente democrático, tinha a horta que garantia verduras livres de agrotóxico, galinhas ciscando em busca de alimento, insetos que quase se não vê mais, como os vagalumes que iluminavam as noites em parceria com a Lua quando cheia.
As borboletas de mil cores com seus namoros barulhentos disputavam com o Beija Flor as belas flores que surgiam na primavera, claro que tinha também as cigarras anunciando a chegada da chuva e as formigas que ordeiramente seguiam para suas ocas carregando as folhas que caiam das árvores.
Laranja, manga,banana, carambola,acerola, pitanga, jamelão, tinha fruta o ano todo, em todas as estações, era muita fartura, muito mais que na quitanda da esquina.
Uma mina d´água jorrava cristalina e seguia para o pequeno córrego lá nos fundos, onde peixinhos coloridos nadavam pra lá e pra cá.
Isto que contei existia e era na cidade, não dá pra acreditar mas era sim verdade, pergunte aos que tem seus cabelos já embraquecidos, com eles irão saber muito mais e uma coisa por fim te digo, certamente não achará na internet.

Aldeir Ferraz

5 comentários:

  1. Como é bom resgatar esse tempo em nossa memória! 😍

    ResponderExcluir
  2. boas memórias que aguçam os sentidos da alma, reminiscências!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Verdadeiro resgate para que teve privilégio de viver com toda está histórico.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda tenho o privilégio de morar em uma casa com quinta, cuidar de uma horta de galinhas e ter algumas árvores frutíferas.

    ResponderExcluir

Vá na Fé Mestre Dão

O caminho agora é outro! Nossa! Quanto chão ficou pra trás. Lá na roça a quantidade de dias de Sol que tomou no lombo. Os calos na mão, cres...