sexta-feira, 10 de julho de 2020

UM PRESENTE PARA O FUTURO

Fui provocado por um leitor assíduo de meus textos a escrever sobre um presente para o futuro e neste mesmo momento recebi uma fotografia antiga de meus avós paternos, enviado por minha irmã. Ao iniciar a construção da idéia na minha cabeça, vejo uma frase em uma página na rede social de uma pessoa que muito admiro e lhe tenho amizade. Estava escrito lá: " Havia mais futuro no passado".
Olhando a fotografia começo a refletir sobre os costumes da época e comparar com a realidade e a conclusão é rápida, tudo mudou muito. Penso que algumas situações estão até melhores que antes, mas também outras não.
Mas o meu propósito não é fazer comparação e sim dar a resposta de qual presente que temos para o futuro. Nada melhor nesta questão do que buscar no passado qual o presente que desfrutamos no presente agora.
Meus avós paternos,  recém casados deixaram a foto de uma viagem após casamento a Juiz de Fora e nesse passeio imagino que jamais poderiam prever a grande familia que hoje existe. Claro que diante do padre juraram muitas coisas e entre elas enfrentar tudo na vida juntos.
A familia cresceu, se multiplicou e cada um foi para o seu destino. Ninguém dos herdeiros deste casal levaram contigo fortunas materiais, pois meus avós não possuiam grandes posses, mas levaram para suas histórias o que aprenderam com o ensinamento que tiveram que são os principios e valores do bem.
Talvez a resposta que posso dar hoje sobre qual o presente podemos dar para o futuro seria o que os meus avós deram. Continuar a trilha do bem é o que devemos para as próximas gerações.
Espero que daqui a uns cem anos alguém possa dizer de uma fotografia de hoje, eles deram a bondade e o amor, presentes que nunca se acabam.

Aldeir Ferraz

2 comentários:

  1. Esse texto sim é um presente para nos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Aldeir. Muito lindo eu tenho muito orgulho dos ensinamentos quê meus pais deixaram para nós e quero repassar tudo aos meus filhos e netos. Abraços

    ResponderExcluir

Vá na Fé Mestre Dão

O caminho agora é outro! Nossa! Quanto chão ficou pra trás. Lá na roça a quantidade de dias de Sol que tomou no lombo. Os calos na mão, cres...