domingo, 5 de julho de 2020

O PRÓXIMO POR FAVOR

Bom dia! Boa Tarde! Boa Noite! Assim começa a missão de um operador e operadora de caixa no supermercado.
No chekout os produtos vão passando, entregue pelo casal recém casados. Item por item sendo registrados até finalizar tudo e realizar o recebimento do valor da compra.
Parece fácil, descomplicado, mas não. No caso deste casal que pela primeira vez juntos faziam compras, as perguntas eram constantes sobre os produtos, pois ainda não possuiam experiência e a operadora do caixa tinha que expor seu conhecimento dando dicas.
Outra pessoa que na fila estava,chega também com seu carrinho coloca os produtos para serem passados e puxa uma prosa. Conta sua vida, conta dos problemas e ouve os conselhos da nossa caixa. Sai satisfeita da compra após o bate papo e pagar pelo comprado.
Chega a seguir um senhor mau humorado, reclama da fila, do atraso no atendimento, do preço, do.... Destila todo seu desprazer de vida e a nossa atendente segue firme,mesmo com a úlcera em tempo de explodir com tamanha estupidez. Compra finalizada, aff! Segue a fila.
Assim é o ambiente de trabalho de um "caixa" que sai de sua casa para o trabalho tendo que deixar suas questões para trás e sentar em uma cadeira de frente a uma registradora e atender aos clientes.
No correr do dia surge de tudo e até mais do que relatei. Existe pessoas que chegam carinhosas, estressadas, os espertos que tentam dar golpes... Uma missão que precisa de super poderes.
Tudo isso no final do dia busca-se superar, mas talvez o que mais agonia a um operador de caixa é quando uma trabalhadora vêm com seus filhos fazer a compra do mês e na hora de passar os seus produtos necessários, o dinheiro não dá. É uma cena triste. Ter que devolver itens e ajudar aquela pessoa a concluir sua compra de acordo com sua pequena renda, requer muita empatia.
Se você for a um supermercado para suas compras, seja cordial com o "caixa", isso vai ajudá-lo a superar o dia com felicidade e esquecer por ventura algum espírito ruim que vez ou outra insiste em querer estragar o dia das pessoas.
Viva os nossos operadores e operadoras de caixa! Voltem sempre!

Aldeir Ferraz


2 comentários:

Vá na Fé Mestre Dão

O caminho agora é outro! Nossa! Quanto chão ficou pra trás. Lá na roça a quantidade de dias de Sol que tomou no lombo. Os calos na mão, cres...