terça-feira, 21 de julho de 2020

UM MINI CEASA PARA UBÁ E REGIÃO


Com a implementação do Banco de Alimentos na cidade de Ubá, na Administração do Vadinho, novas politicas voltadas para a agricultura começaram a se desenhar e uma luz neste importante setor passou a se evidenciar.

A feira agroecológica que ainda hoje está em atividade é um exemplo que tem dado passos importantes em relação a segurança alimentar em nosso município.

A aquisição de produtos do pequeno agricultor para escolas, creches e entidades da assistência social tem também sustentado a economia rural.

A feira municipal, já antiga e tradicional, um patrimônio municipal que aos domingos e quartas-feiras, também é um importante espaço econômico (neste período de pandemia com restrições ao galpão da feira).

Nossa região ainda persiste uma economia importante de produção no meio rural e isso pode nos ajudar a superar a crise no pós pandemia.

Temos em Ubá, como em outras cidades vizinhas pequenos e médios comerciantes atacadistas que buscam em Belo Horizonte e Juiz de Fora, frutas, legumes e verduras para serem negociadas no varejo daqui.

Na outra ponta ou no ínicio desta ponta o produtor rural da região vende para as centrais de abastecimentos de BH e JF.

O que podemos diagnosticar é que muitos produtos negociados pelos atacadistas e vendidos aqui são de produções locais.

Mexerica, banana, manga, laranjas, pimentão, abóbora,cebola, batata, verduras diversas .. Tudo isso e muito mais podem ser vistos em nossa zona rural, mas também podemos ver áreas sem produção, ai que podemos enxergar as oportunidades.

Um arranjo local com apoio da Prefeitura pode abrir espaço para o crescimento econômico e geração de emprego e renda.

Se tivéssemos aqui um posto de comercialização, um mini CEASA, certamente poderíamos elevar o patamar de desenvolvimento deste importante setor que é a agricultura.

Estou falando de milhões de reais que podem girar nossa economia e se focarmos nisso haveremos de criar mais um importante polo.

Vale a idéia, vale a defesa deste caminho.

Abraços

Aldeir Ferraz




Um comentário:

  1. A ideia é boa,a nossa micro região de Ubá e Municípios vizinhos precisa de um espaço maior para os agricultores familiares venderem no atacado.

    ResponderExcluir

Vá na Fé Mestre Dão

O caminho agora é outro! Nossa! Quanto chão ficou pra trás. Lá na roça a quantidade de dias de Sol que tomou no lombo. Os calos na mão, cres...