domingo, 3 de maio de 2020

DIA DA SANTA CRUZ

 O dia 03 de maio possui uma tradição antiga de se enfeitar a cruz. Ainda muita gente segue este costume. Pequenas cruzes e cruzeiros são coloridos por papel de seda com muita criatividade.
Não tenho uma cruz aqui em casa, mas tenho muita recordação e algumas histórias sobre este gesto.
Quando pequeno, de férias na casa de minha avó materna, na comunidade de São Francisco, em uma estrada pra mim desconhecida avistei um enorme cruzeiro fincado no alto de um monte. Em volta dele muitas pedras. Estava enfeitado, era o dia da Santa Cruz. Paramos na sua frente e depois de rápida oração seguimos.
Com os cachorros puxando a fila atravessamos um pequeno riacho de pedra e eu no caminho não tirava da cabeça a curiosidade: Qual o significado daquela cruz na beira da estrada.
Minha vó durante o trajeto contou então um caso que revelava o motivo desta cruz. Ali, na beira daquela estrada, uma familia havia morrido de fome.
Fiquei agoniado com aquilo, aquele cruzeiro de madeira, pra mim apartir daquele momento passou a ter vida.
Comecei a imaginar o sofrimento de alguém que morre de fome, que morre pelo abandono, que morre em meio a fartura sem poder usufruir dela.
A cruz não é uma fantasia, uma imaginação, ela possui vida.
Diante dela podemos enxergar o mundo que construimos de exclusão e diante dela temos o dever de revertermos essas situações de mortes.
Enfeitemos nossas cruzes com as cores da esperança, com as cores da caridade, do amor ao próximo, da empatia.
Que a cruz da beira da estrada não seja o fim de um caminho, mas o começo de um mundo casa de todos.

Aldeir Ferraz


Um comentário:

  1. Eu no tempo de criança ajudava minha avó e minha mãe enfeitar a cruz todo ano, porém hoje em dia não lembro de enfeitar uma na minha casa

    ResponderExcluir

Vá na Fé Mestre Dão

O caminho agora é outro! Nossa! Quanto chão ficou pra trás. Lá na roça a quantidade de dias de Sol que tomou no lombo. Os calos na mão, cres...