sábado, 28 de março de 2020

RELIGARE



Há tempos me encontro conflitante com minha fé, pois por muitas pedras que calejaram meus pés em meu caminho, fiquei com as dores que provocam os "por ques" da vida.
Passei a ter desânimos com as celebrações religiosas e com todo movimento que a religião produz entorno da fé.
Logo eu que me cunhei na formação religiosa e que até pretenções de seguir uma vida sacerdotal tive.
Outros rumos me levaram,  mas sempre no príncipio da fé que adquiri, como isso foi bom e caro ao mesmo tempo pra mim.
A vida passa a ter valores diferentes do que a sociedade nos impõe, a empatia é uma marca de quem de fato assume a imitação de Cristo.
É complicado assumirmos o que São Paulo assumiu: " Não sou eu mais quem vivo, mas é Cristo quem vive em mim", é como sermos estrangeiros na nossa própria terra.
Estou refletindo tudo isso porque ao ver e também ouvir Francisco, nosso Papa, orando diante da praça vazia na Basílica de São Pedro, no topo da escadaria em frente à fachada da Igreja, algo me tocou.
A Igreja de Pedro, tem tido uma atitude original ao seus principios, defender a vida, respeitando o que a ciência tem alertado e pelo que tem acontecido de sofrimento.
Padres e religiosos morreram se infectando com a pandemia ao ajudar os necessitados, o respeito a dor, a solidariedade e as orações tem provocado em mim o verdadeiro significado da religião, religare.
Religare, a nossa ligação com Deus, o papel fundamental da religião, confesso que Francisco conseguiu provocar em mim o ressurgimento desta ligação.
Das lágrimas, dos sofrimentos e da desesperança, a religião tem essa missão de ressurreição.
Longa vida a Francisco e a Igreja que caminha ao lado do povo oprimido.

Aldeir Ferraz

2 comentários:

  1. É, realmente a igreja continua sendo o exército de Cristo, pena que nem todos conseguem entender.

    ResponderExcluir
  2. O povo de Deus não muda, assim como a misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir

Vá na Fé Mestre Dão

O caminho agora é outro! Nossa! Quanto chão ficou pra trás. Lá na roça a quantidade de dias de Sol que tomou no lombo. Os calos na mão, cres...