sábado, 7 de março de 2020

MEDUSA E A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES



Na mitologia grega, a história de Medusa destaca uma mulher com cabelos de serpentes transformava os homens que a olhavam em pedras.
Algumas versões existem sobre Medusa, uma delas é de acordo com a versão de Ovídio, Medusa era uma das irmãs sacerdotisas do templo de Atenas – a única mortal entre as três. Dona de uma beleza impressionante, especialmente por seu cabelo, por ser sacerdotisa Medusa tinha de se manter casta. A tragédia entrou em seu destino quando Poseidon, deus dos oceanos, passou a desejar Medusa – e, diante da recusa, a estuprou dentro do templo.
Atena, furiosa pelo fim da castidade de sua sacerdotisa, transformou o cabelo de Medusa em cobras, e lhe rogou a maldição de transformar pessoas em pedra. Ela depois ainda seria assassinada por Perseu (fonte hypenes.com.br).
Uma mulher violentada e ainda responsabilizada por isso, infelizmente não é apenas uma lenda, uma história inventada.
Recentemente no litoral brasileiro uma mulher foi estuprada e a policia na época justificou que por ser mulher estava em lugar errado e procurou tal situação.
Culpar a mulher, dizer que ela se veste de forma provocativa, que a tentação é maior, a carne é fraca, são basicamente os argumentos dos  que cometem a violência.
Todos os dias assistimos o acontecimento de feminicidios, cada vez mais barbaros.
É como se o belo transforma-se em monstro que precisa ser eliminado, ter a sua cabeça cortada, pois o coração de pedra do agressor, na visão machista, é culpa da vitima.
As nossas Medusas de hoje estão por aí, graças a maneira de como construímos nossa sociedade.

Aldeir Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá na Fé Mestre Dão

O caminho agora é outro! Nossa! Quanto chão ficou pra trás. Lá na roça a quantidade de dias de Sol que tomou no lombo. Os calos na mão, cres...